EA Sports FC 25: o que há de novo no simulador de futebol e se o deves comprar ou não

Em 27 de setembro de 2024, foi lançado o FC 25 – a próxima parte do simulador de futebol da Electronic Arts.
A pergunta “O que mudou?” há muito que é típica dos fãs dos simuladores de futebol da EA Sports, porque cada vez que recebemos uma cópia ligeiramente melhorada do jogo do ano passado.
Falamos-lhe das inovações do FC 25 e respondemos à questão de saber se os fãs da série devem comprar o Futsim.

O que é o EA Sports FC 25

Data de lançamento: 27 de setembro de 2024

Género: Simulador de Desporto

Plataformas: PC, PlayStation 4 e 5, Xbox One e Series, Nintendo Switch

Modos de jogo: Um jogador, cooperativo, online

Editora: EA Sports

Programadores: EA Roménia, EA Vancouver

Quem vai gostar: fãs de futebol

Jogos semelhantes a EA Sports FC 25: eFootball 2025, Football Manager 2025, UFL.

O que mudou no EA Sports FC 25


Os gráficos foram ligeiramente melhorados. O EA FC 25 é muito diferente da última edição? Claro que não. Pelo menos, não a nível visual.

Se virmos capturas de ecrã do FC 24 e do FC 25 sem marcações, dificilmente podemos dizer qual é o jogo.

No EA Sports FC 25, os jogos são mais lentos. E isso é uma vantagem: tem mais tempo para pensar onde passar. É mais difícil fazer fintas e as tácticas passaram para primeiro plano. Em termos de dinâmica, o jogo assemelha-se mais ao futebol real.

A própria bola move-se de forma ligeiramente diferente. Por exemplo, pode saltar com um encontrão ou mudar de direção se um jogador não receber bem um passe. A bola parece mais pesada e os desarmes e pontapés parecem mais naturais.

Mas há problemas com o movimento dos próprios jogadores. No EA FC 24, era possível sentir a altura, o peso e o físico das personagens: um jogador pequeno e nervoso podia facilmente voar para longe de um adversário de grandes dimensões após uma colisão e fugir dele com a mesma facilidade. No EA FC 25, quando se alterna entre atletas magros e pesados, a diferença não se faz sentir.

O FC IQ foi adicionado ao jogo. Trata-se de um modelo de IA criado com base em dados de jogos reais. Analisa o comportamento dos jogadores reais em campo e transfere os seus movimentos e tácticas para o EA FC.

Cada posição tem agora múltiplas funções por onde escolher. Por exemplo, Kevin De Bruyne, um médio do clube inglês Manchester City. Pode configurá-lo como um criador de jogadas, um avançado solto ou um defesa-central.

Também podes escolher se queres dar ênfase ao equilíbrio ou à liberdade de movimentos. Com o equilíbrio, o jogador ajudará a defesa e iniciará os ataques. Com a liberdade de movimentos, o jogador determina a sua própria posição e regressa menos vezes ao seu lado do campo, mas é mais agressivo no ataque.

Devido ao sistema tático completamente redesenhado, algumas posições desapareceram do jogo. São elas o avançado centro, o lateral esquerdo e o lateral direito. Foram simplesmente escondidas em novos papéis e ênfases. Cada posição tem um mínimo de três e um máximo de quatro papéis. E três acentos cada.

Uma função define o âmbito básico das tarefas de um jogador em campo, o seu pensamento, comportamento e movimento com e sem bola. Um acento é um modificador de função que lhe permite ajustar ligeiramente algumas caraterísticas.

Também é importante ter em conta os esquemas que agora funcionam em conjunto com as novas funções. Por exemplo, se escolher o esquema 4-2-1-3, o médio-ofensivo, também conhecido como DAC, terá automaticamente o papel de criador de jogadas. Se não estiver satisfeito com a função, pode alterá-la manualmente em qualquer altura.

Os treinadores ganharam sentido. Se antes os seus esquemas preferidos não desempenhavam qualquer papel e eram prescritos apenas para marcar uma caixa, agora tudo é diferente. Cada treinador tem o seu esquema específico. Se o aplicares ao teu plantel, os jogadores serão automaticamente colocados nas posições e funções corretas.

Pode criar diferentes predefinições de tácticas ou importar esquemas tácticos prontos de amigos. Como acontece: um amigo envia-te o código da tática dele e tu introduzes o código na tua própria tática, e o esquema criado pelo teu amigo é carregado no teu ecrã.

A interface de gestão da equipa foi alterada. No EA FC 24, o peso, a altura e outros parâmetros do jogador encontravam-se na parte inferior do ecrã, pelo que era necessário deslocar-se para baixo, o que era inconveniente. Mas na nova parte basta mudar para um jogador para obter um cartão com toda a informação necessária – desde a forma física até às fraquezas do jogador.

O que é o modo Rush


A principal inovação é o modo Rush. Faz lembrar o bom e velho futebol de quintal num campo pequeno. Só que aqui não se juntam os teus amigos da escola, mas sim atletas famosos.

O modo Rush é algo entre o modo Volta 3 contra 3 e um jogo de futebol normal. Os jogos aqui duram um total de sete minutos, com mais dois minutos se o resultado estiver empatado. Se ninguém marcar depois do prolongamento, os árbitros marcam um penalti.

O Rush conta com cinco jogadores de cada equipa. Mas o modo foi concebido para quatro jogadores e o guarda-redes é controlado por inteligência artificial.

Não te esqueças de que este é um modo puramente baseado em equipas: cada jogador real controla um atleta específico. Tal como no futebol real, não se pode ganhar sozinho – é preciso agir como uma equipa. E não há posições fixas. Terás de decidir quem joga na defesa e quem joga na frente.

O Rush tem o seu próprio conjunto de regras. Em geral, a jogabilidade é a mesma dos jogos normais de 11 contra 11, mas com três nuances:

  1. Pode haver foras de jogo no modo, mas apenas quando um jogador está atrás da linha pontilhada que marca um terço do campo.
  2. Não há cartões vermelhos. Em caso de infracções graves, são emitidos cartões azuis, pelos quais o jogador sai de campo durante um minuto. O tempo de penalização é interrompido e reduzido em 15 segundos por cada golo sofrido em minoria.
  3. Primeiro, a bola é colocada no centro do campo e, em seguida, aparece no ecrã uma contagem decrescente de 3-2-1. Para apanhar a bola, tem de correr para o centro do campo o mais rapidamente possível.
  4. As infracções na área de grande penalidade não são penalties, mas sim os chamados shoot-outs – situações de um contra um com o guarda-redes..

Podes usar qualquer jogador com qualquer rating para jogar com o Rush. Por exemplo, ninguém te vai proibir de usar o Aleksandr Golovin com um rating de 81 do modo Ultimate Team. Ao mesmo tempo, todas as semanas há tarefas: por exemplo, jogar por um atleta de uma determinada nacionalidade ou clube. Desta forma, podes ganhar pontos Rush mais rapidamente, que são necessários para abrir sets com jogadores.

Novidades no modo carreira


O modo carreira no EA Sports FC 25 tornou-se mais interessante devido a definições mais avançadas. Os treinadores podem agora ser personalizados com base nas suas preferências: por exemplo, podes desativar os despedimentos e as exigências da direção ou proibir as transferências para o teu clube.

Surgiram os pontos de início de carreira dinâmicos. Todas as semanas, o jogo actualiza as estatísticas e a posição dos clubes de diferentes ligas com base em dados reais do futebol real. Assim, podes começar a tua carreira de treinador a partir do ponto em que a equipa está agora.

As estrelas do futebol apareceram no Career for Player. Mas apenas algumas: até agora, Thierry Henry, Rood van Nistelrooy, Andrea Pirlo e Kirsty Smith estão disponíveis. Mas mais jogadores lendários serão adicionados no futuro, pelo que a lista é inconclusiva.

As academias e escolas de jovens foram alteradas. Agora, os olheiros estão à procura de jogadores em 160 países – na última parte, eram menos de 100. Para além disso, não só poderá escolher os prodígios certos, como também observar o seu desenvolvimento e alterações fisiológicas.

Atualmente, os jovens jogadores não parecem mais velhos do que a idade que têm. Mas, com o tempo, vão amadurecer visualmente e até deixar crescer a barba.

O FC 25 adicionou carreiras para jogadoras com cinco ligas licenciadas. Estão disponíveis campeonatos completos de Inglaterra, Espanha, Alemanha, França e EUA. Além disso, a UEFA Women’s Champions League foi adicionada ao modo carreira.

O que mudou no Ultimate Team


O modo mais popular, pelo qual muitas pessoas compram o Futsim, manteve-se inalterado. Não há muitas novidades. A interface é a mesma, as cartas são as mesmas, os modos de competição Weekend League, Squad Battles e Division Rivals continuam em vigor. Exceto que a EA aumentou o número de recompensas pelo tempo despendido nos jogos: agora, o jogo distribui mais conjuntos com jogadores e também há mais jogadores nos conjuntos.

Pela participação na Liga de Fim-de-Semana e nas Batalhas de Plantel, pode receber pacotes com muitos jogadores altamente cotados. A EA foi generosa e reduziu o tempo que tens de passar nestes modos. Assim, nas Squad Battles e na Weekend League, o número de jogos foi reduzido para metade – no primeiro caso, para 12 e, no segundo, para 15.

No entanto, no Division Rivals há ainda mais jogos. Para obteres os conjuntos melhorados, tens de jogar 15 jogos e não 7, como anteriormente. Mas isto não é assim tão aborrecido: muitos jogadores praticam diferentes tácticas no modo, montam equipas e experimentam novos jogadores para se prepararem para a Liga de Fim-de-Semana.

Vale a pena comprar o EA Sports FC 25

Se é fã do Ultimate Team. O FC 25 inclui novas classificações e prémios, bem como o modo Rush – é o suficiente para os fãs de jogos online justificarem a compra da nova edição.

Se não estiveres interessado no Ultimate Team. Então não te aconselho a gastar o teu dinheiro. Não há muitas mudanças significativas ao longo do ano. Sim, o ritmo dos jogos diminuiu, mas isso não é suficiente.

Para um jogo descontraído com os amigos ao fim de semana, as partes anteriores servem perfeitamente. Não perderá nada se não fizer a atualização para o EA FC 25.

By Mateus Silva

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